Diário de apresentações: Juristec Plus

No dia 28/04/2020 às 16:00 tive a sétima apresentação de um dos softwares listados no Gestão Legal Soluções – o Primeiro Repositório de Soluções para a Área Jurídica do Brasil pelo time da Juristec Plus.

A ferramenta usada para apresentações remotas pela Juristec+ é o Google Meet e quem conversou comigo foi o Fernando Garcia, Gerente Comercial e Rui Caminha, CEO.

Em jul/2014 a Juristec Plus começou a ser idealizada dentro de um escritório de advocacia quando necessidades latentes não estavam sendo atendidas por soluções disponíveis no mercado. Em 2015 este escritório contratou uma fábrica de software especializada em estatística e começaram a trabalhar com dados e jurimetria de predição. Em ago/2017 nasce a Legal Tech Juristec Plus e todo o desenvolvimento até então terceirizado passa a ser realizado dentro da nova empresa. Os fundadores da empresa são: Rui Caminha, Alexandre Siphone, Bruna Demes, Patrick Shinzato e Vinícius Siqueira.

No início de 2018 são lançados no mercado a Yuki 3.0 e o Legal Metrics 3.0 que nasceram dentro de departamentos jurídicos de duas grandes empresas.

A Yuki se propõe a ser um assistente virtual de demandas consultivas que faz a gestão de questões repetitivas através de um workflow. A ferramenta é um excelente centralizador de pesquisas!

A plataforma já vem com base de dados de perguntas e respostas de dúvidas trabalhistas e sobre a LGPD. Além destas bases, quem contrata a plataforma poderá adicionar outras bases e mais questões às bases já existentes de acordo com as suas necessidades.

Em paralelo às bases de perguntas e respostas, a plataforma possui uma base de documentos, um GED, que também pode ser disponibilizado ao cliente, interno ou externo, a partir de pedidos realizados por eles.

Embora mais usada em departamentos jurídicos de empresas, a Yuki também é recomendada para escritórios de advocacia e pode ser transformada na plataforma de atendimento dos seus clientes.

As demandas podem ser divididas em áreas (esteiras) ou assuntos e estas divisões podem receber tratamentos diferentes do workflow. Assim, após receber uma requisição, caso a Yuki ainda não saiba responder, a questão ficará pendente para um time responder e adicionar sua resposta à base de dados do sistema.

Em suma, a Yuki centraliza as demandas consultivas dos clientes, internos no caso de DEJUR e externos, no caso de escritórios de advocacia, em um só lugar.

Ao final, é possível analisar através de gráficos estatísticos as demandas por áreas, temas, respostas etc.

Já o Legal Metrics, a segunda solução apresentada pela Juristec + é uma solução de BI que transforma dados em informações.

Este aplicativo, além de muito simples e intuitivo para ser manuseado por um advogado, conta também com alguns KPIs previamente configurados e a possibilidade da criação de alguns KPIs exclusivos para cada cliente em uma consultoria inicial já prevista na contratação da solução.

O Legal Metrics pode receber dados de outras soluções, principalmente de ERPs e é nativamente a solução de analytics do LegalOne da Thomson Reuters: LegalOne Analytics.

Termino aqui as primeiras impressões sobre Yuki 3.0 e Legal Metrics 3.0 e faço um convite para que baixe o ebook que contém todas as soluções disponíveis para a área jurídica, o Gestão Legal Soluções – o Primeiro Repositório de Soluções para a Área Jurídica do Brasil.

Juristec+

Até a próxima!