Diário de apresentações: ProJuris Software Jurídico

No dia 14/05/2020 às 14:30 tive a décima nona apresentação de um dos softwares listados no Gestão Legal Soluções – o Primeiro Repositório de Soluções para a Área Jurídica do Brasil pelo time da ProJuris Software Jurídico.

A ferramenta usada para apresentações remotas pela ProJuris Software Jurídico é o Google Meet e quem conversou comigo foram Joarez Faust e Tiago Fachini, Gerente de Marketing.

A ProJuris Software Jurídico foi fundada em 1987/1989 por Gabriel Cherem com o Projuris Office, que deixou de ser comercializado em 2016, quando o ProJuris para Escritórios e para Empresas foram lançados em plataforma web. Hoje temos a empresa dividida em 2 verticais e com 2 sistemas distintos: o ProJuris para Escritórios e o ProJuris para Empresas.

O público-alvo do ProJuris para Escritórios são escritórios de advocacia com até 30 colaboradores e os NPJ (Núcleos de Prática Jurídica) de universidades. Já o ProJuris para Empresas está preparado para atender DEJUR de empresas de todos os portes e com qualquer quantidade de usuários.

Algo que chamou bastante minha atenção na apresentação do Joarez foi a importância e disponibilidade de atendimento sem robotização que a ProJuris oferece: “De humanos para humanos”.

Sei que hoje em dia muitos podem questionar sobre a importância de um bom atendimento personificado e principalmente do diferencial dele ser mais humanizado, mas como fui expectadora e participante da jornada de softwares e empresas que os fornecem ao longo de 2 décadas, posso afirmar sem medo de errar que vi empresas se consolidarem e outras serem banidas do mercado por causa deste quesito. Problemas técnicos todos têm, mas um atendimento que os minimize não.

A ProJuris oferece suporte premium incluído na assinatura do produto para todos os clientes nos primeiros 30 dias de utilização. A intenção é que todos consigam aproveitar ao máximo as funcionalidades dos softwares oferecidos pela empresa.

O ProJuris para Escritórios possui foco em 3 grandes necessidades de escritórios de advocacia:

  • Gestão de processos/contencioso
  • Gestão financeiro
  • Gestão de equipes e produtividade

O time de apresentações se orgulha em dizer que eles possuem um “controle impecável de prazos” com mais de 250 Diários Oficiais sendo monitorados e com qualidade de entrega das publicações. Sendo ainda possível integrar o Projuris com outros sistemas de clipping.

O sistema está servido de alguns robôs que automatizam as rotinas dos advogados e o mais interessante deles é o robô de cadastro automático de processos com o preenchimento da capa do processo, das partes, andamentos e documentos vinculados a andamentos.

Há uma área no software denominada de “Central de monitoramento” onde são exibidas as movimentações (andamentos), processos consultados que podem ou não ser cadastrados automaticamente e as publicações mais recentes. Esta área do software impulsiona as demais ações e rotinas do sistema.

O ProJuris para Escritórios conta com uma Agenda que envia compromissos e tarefas tanto para a Agenda do Google, quanto para o Outlook.

Uma ferramenta muito interessante e diferenciada é encontrada em Tarefas. As tarefas cadastradas no sistema podem ser geridas pelo sistema kanban, ou seja, através de cartões em murais (colunas), que podem auxiliar nos fluxos de trabalho e maximizar resultados. Para quem não ligou o nome à pessoa ?, este sistema é muito usado na metodologia Scrum e é a base de visualização do Trello, que é um aplicativo bastante usado para gestão de tarefas.

Ainda sobre as tarefas, existe uma ferramenta de cálculo de prazos que monitora portarias e resoluções em mais de 200 comarcas para verificar se há alguma determinação de recesso ou feriado que pode impactar nos prazos dos processos de acordo com a cidade que estão tramitando.

Na gestão de documentos, além do gerador através de modelos que podem ter cabeçalho e rodapé, uma característica interessante é que não há limitação de espaço para o armazenamento de arquivos no GED.

O Financeiro possui a gestão do contas a pagar e receber, fluxo de caixa e relatório de faturamento de custas e honorários. Além disso, o ProJuris para Escritórios possui time sheet para a gestão de horas trabalhadas.

Por fim, o software possui um app para mobile que permite, inclusive, o cadastro automático de processos tanto na plataforma IOS quanto Android. Através do app o usuário pode também anexar documentos, agendar atividades com notificações no celular etc.

De maneira bem resumida, acrescento que o ProJuris para Empresas foi pensado para departamentos jurídicos que precisam ser vistos como estratégicos dentro de suas empresas, ganhando tempo e poupando recursos. Ele possui mais de 16 módulos com o objetivo de otimizar as atividades do jurídico corporativo como, por exemplo: distribuição, processos, publicações, contratos, assinaturas, requisições, biblioteca jurídica e legal intelligence (B.I. jurídico).

Termino aqui as primeiras impressões sobre o ProJuris para Escritórios e ProJuris para Empresas e faço um convite para que baixe o ebook que contém todas as soluções disponíveis para a área jurídica, o Gestão Legal Soluções – o Primeiro Repositório de Soluções para a Área Jurídica do Brasil.

ProJuris

Até a próxima!