Diário de apresentações: TOTVS

No dia 30/04/2020 às 16:00 tive a décima terceira apresentação de um dos softwares listados no Gestão Legal Soluções – o Primeiro Repositório de Soluções para a Área Jurídica do Brasil pelo time da TOTVS.

A ferramenta usada para apresentações remotas pela TOTVS é o Google Meet e quem conversou comigo foram o Décio Sartore, sócio da TOTVS Juritis e Simone Salomão, Diretora na TOTVS Juritis.

A TOTVS é uma multinacional brasileira, presente em 41 países. Ela é a maior empresa de softwares da América Latina e adquiriu a BCS, uma empresa que tinha um escopo bem amplo de atendimento em tecnologia para os escritórios de advocacia no Brasil, em 2007. Com a incorporação, a TOTVS fez uma divisão de atendimento para escritórios de advocacia e departamentos jurídicos de empresas. A apresentação que tive foi sobre produtos que atendem aos escritórios de advocacia e as soluções são: o Sisjuri, que já está no mercado desde 1987, o Legal Docs (2013) e Legal Data (2016).

Assim como a TOTVs, o Sisjuri é um gigante!!! Ele é um software muito completo e muito robusto que visa a atender as áreas administrativa, financeira e jurídica dos escritórios de advocacia.

O LegalDesk é uma aplicação web que complementa o Sisjuri e traz uma roupagem moderna e muito funcional à solução. Ele é resultado de um investimento pesado que a TOTVs fez nos últimos 3 anos na parte jurídica do software. Portanto, para aqueles que conheceram o Sisjuri há alguns anos, vale a pena revisitar a solução, pois tem muita coisa nova e interessante nele.

A área de trabalho do sistema tem o propósito de ser mais ativa para auxiliar o usuário nas suas atividades cotidianas. Isso é feito através de painéis com informações relevantes e ações pertinentes.

O Sisjuri possui uma base de conteúdo denominada “Assunto jurídico”, cuja finalidade é suprir de conteúdo os processos judiciais e serviços extrajudiciais. Nesta base há pesquisa simples e avançada, que cumula critérios para facilitar a localização de um assunto específico.

Uma funcionalidade bastante interessante é delimitação de itens de tabelas (aqueles itens que aparecem para serem selecionados nos campos) de acordo com o perfil de um usuário. Na prática, uma pessoa com um determinado perfil somente seleciona itens que fazem sentido com os processos que está trabalhando. Outra consequência da mesma ferramenta é a listagem de itens de tabela em razão de informações do processo. Por exemplo, pode-se definir que para os processos trabalhistas a nomenclatura usada para os polos passivo e ativo será reclamante e reclamado somente. Assim, autor e réu não serão listados para seleção. Este tipo de funcionalidade, que parece tão simples e nem sempre é valorizado, ajuda na integridade da base de dados e em relatórios mais padronizados e adequados para os clientes.

O Valores dos pedidos e dos processos podem ser atualizados a partir de índices inseridos periodicamente no sistema pelo escritório ou pela TOTVS a partir de um serviço contratado a parte. Ainda em um processo é possível gerir movimentos financeiros de garantias, pagamentos e despesas processuais.

A Agenda possui um layout bastante amigável com opções simples de filtros e visualização. Ela é integrável com a agenda do Outlook de maneira que compromissos cadastrados no Sisjuri são exibidos no Outlook e que ao cumprir compromissos no Outllok eles também são baixados no Sisjuri.

No Dashboard há várias análises financeiras muito interessantes e a base delas é a utilização do time sheet.

Para o Sisjuri cada caso é um contrato de honorário que contém as regras de cobrança. As faturas passam por um processo de revisão com detalhamento da cobrança e há uma enormidade de relatórios gerenciais pré-definidos com possibilidades variadas de análises de clientes.

De modo geral, a ferramenta é orientada a “ato contínuo”, ou seja, se preocuparam em disponibilizar em locais estratégicos ações que façam sentido sem ter que sair da tela para iniciar uma nova execução.

O Legal Data é um serviço que consulta e cadastra os andamentos e as publicações no Sisjuri. Além dele, o Sisjuri possui outros 2 parceiros: T-Legal e Alerte, que também podem fornecer os recortes de publicações.

Já o Legal Docs é a solução de GED que é atualmente usada na Juritis (cliente interno). A ferramenta possui controle de versionamento e pesquisa no conteúdo com refinamento de filtros nos campos de classificação dos documentos. Além disso, ele é integrado ao word e aos e-mails do Outlook.

O Legal Docs pode ser comercializado em conjunto com o Sisjuri ou separadamente para quem precisar apenas de um software para gestão de documentos.

Termino aqui as primeiras impressões sobre o Sisjuri, Legal Data e Legal Docs e faço um convite para que baixe o ebook que contém todas as soluções disponíveis para a área jurídica, o Gestão Legal Soluções – o Primeiro Repositório de Soluções para a Área Jurídica do Brasil.

SISJURI

Até a próxima!