No dia 22/04/2020 às 14:00 tive a terceira apresentação de um dos softwares listados no Gestão Legal Soluções – o Primeiro Repositório de Soluções para a Área Jurídica do Brasil pelo time da Data Lawyer.
A ferramenta usada para apresentações remotas pela Data Lawyer é o Google Meet e quem conversou comigo foi o Wagner Siqueira, sócio.
A Data Lawyer é uma empresa nova no mercado, fundada em out/2018 por Caio das Chagas e Santos e o Wagner Siqueira. A Data Lawyer nasceu de uma demanda recorrente dos clientes da empresa Aviso Urgente, que atendendo há mais de 10 mil clientes sempre era solicitada para oferecer um software de gestão.
Após entrevistas com vários escritórios e estudos de mercado, em mar/2019 o Data Lawyer Manager foi lançado e está a pleno valor, sendo atualizado constantemente.
A proposta de ser uma ferramenta que promova agilidade e segurança na gestão foi trabalhada em todo o projeto e um bom tempo foi investido para trabalhar a usabilidade (UX – User Experience) do software.
De antemão posso dizer que o software apresentado é indicado para escritórios de pequeno e médio porte e que tem um layout muito agradável.
O Data Lawyer Manager é composto pelos módulos:
- Compromissos e Tarefas
- Processos
- Publicações
- Pessoas
- Financeiro
- GED
- Acervo de jurisprudência
Os compromissos podem ter vinculados a eles várias atividades (tarefas). Cada atividade poderá ter diferentes dias de antecedência para ser cumprida antes do compromisso. Isso facilita bastante no desmembramento de afazeres relativos a uma operação.
Além da facilidade de navegação no sistema, a possibilidade de o cadastro de processos poder ser feito a partir da captura da capa no site do órgão a partir do nº do CNJ é algo que chama bastante a atenção, pois é muito prática.
O Data Lawyer Manager utiliza o serviço de publicações do Aviso Urgente integrado ao sistema.
No módulo Publicações há uma preocupação muito grande em proporcionar a cada advogado uma tela que com facilidade possam analisar suas publicações, verificar a quais processos estão vinculadas e já incluir atividades na agenda. Além da necessidade de marcar propositalmente cada publicação como lida e ainda poder incluir um comentário nela. Gostei muito da lógica desta tela e de suas funcionalidades.
O sistema conta com um acervo de jurisprudência com mais de 23 milhões de julgados capturados nos tribunais, em sua grande maioria na íntegra.
Já o módulo Financeiro, por mais que tenha uma organização de centro de custo e plano de contas, é um financeiro considerado básico. Mas posso dizer que já possui uma quantidade razoável de funcionalidades para atender aos escritórios de pequeno e médio porte.
Por fim, o Data Lawyer Manager também é integrado ao Data Lawyer Insights, que é uma plataforma de jurimetria na esfera trabalhista e se propõe a demonstrar dados relativos processos e até peças dos processos analisados de maneira analítica.
Durante toda a apresentação o Wagner fez questão de me deixar a par do seu roadmap e dos itens que pretendem estudar mais a diante. Ademais reafirmou que seu maior intuito é atender bem os clientes atuais de pequeno e médio portes e que atualmente possuem uma elevada taxa de satisfação justamente por este ser seu foco.
Enfim, apresentação agradável, software aparentemente de fácil utilização e uma sensação de que a empresa realmente visa o melhor para os seus clientes.
Termino aqui as primeiras impressões sobre a Data Lawyer e faço um convite para que baixe o ebook que contém todas as soluções disponíveis para a área jurídica, o Gestão Legal Soluções – o Primeiro Repositório de Soluções para a Área Jurídica do Brasil.
Até a próxima!